Com o passar dos anos, o acesso à internet se tornou cada vez mais facilitado.

Uma pesquisa recente trouxe que cerca de 81% dos brasileiros têm acesso à internet de casa.

Com isso, muitas questões são resolvidas sem a necessidade de sair do conforto do seu lar. Isso é um ponto positivo!

Uma simples busca já nos traz respostas para as necessidades da vida cotidiana.

Tempos atrás, para termos acesso a uma receita de bolo, teríamos que perguntar a alguém ou ir até a banca de jornal procurar por uma revista de culinária.

Hoje, temos a facilidade de abrir nosso equipamento eletrônico e pesquisar por “receita de bolo” e cerca de aproximadamente 56.300.000 resultados são encontrados.

A internet é um universo vasto e você consegue encontrar muitas coisas por meio dela. Mas nem tudo é como receita de bolo.

Essa busca facilitada faz com que pessoas busquem por modelos de documentos na intenção de formalizar as relações contratuais diárias.

Porém, essas buscas devem ser feitas com muita cautela! Os modelos contratuais disponíveis na internet nem sempre expressam e resguardam os direitos das partes.

Cada relação contratual é única. Você pode locar um imóvel comercial várias vezes ao longo de sua vida, mas toda vez será submetido a uma situação diferente.

É preciso que um profissional especializado faça uma análise profunda da situação, para que os riscos da relação sejam os menores possíveis!

Em razão da ausência de proteção jurídica necessária, o contrato genérico retirado da web acarreta em diversos prejuízos, na maioria das vezes irreversíveis.

Usar um modelo de contrato que não seja personalizado de acordo com as suas necessidades, pode ocasionar a invalidade do negócio, gerando inclusive danos financeiros.

É preciso se atentar a legislação vigente a fim de que nenhuma cláusula seja anulada.

O modelo pronto encontrado na internet não oferece uma análise dos deveres das partes, o tipo de negócio, às multas ou rescisão, a legislação vigente, se existe confusão entre as cláusulas, a descrição detalhada de garantia e as necessidades e expectativas de cada parte.

Outro ponto é que, na maioria das vezes, as partes encontram um modelo padrão de contrato na internet, não compreendem o “juridiquês” nele contido e assinam sem saber que ali naquele estavam aceitando algo lesivo.

O barato, muitas vezes, sai bem caro!

Contratar uma assessoria jurídica para elaboração do contrato, só lhe traz benefícios!

O contrato será elaborado dentro da sua necessidade e amoldado a seu caso, amenizando os riscos de discussões judiciais.

Além disso, o profissional especializado irá observar os requisitos de validade do documento, trazendo proteção para o negócio.

O profissional também irá explicar o documento que você está assinando, evitando surpresas ao decorrer da relação contratual.

A busca por receita de bolo na internet pode te tirar de grandes apuros, enquanto os contratos retirados da rede podem lhe colocar em sufocos!

É importante estar bem atento para evitar conflitos perante a justiça, se resguardando de prejuízos. Sem dúvidas, a assessoria jurídica é imprescindível na elaboração de um contrato.